Tem uma frase que gosto muito e uso bastante em palestras que é “Lembre que sua principal prioridade é fazer com que a principal prioridade seja a principal prioridade”.
A verdade é que, de maneira geral, temos uma tendência a começar muito bem algumas coisas e depois perder o foco. Ou pior: mesmo sabendo que algo precisa ser feito, não fazer e usarmos como justificativa que estávamos fazendo algo (no fundo, de menor importância).
Isso é bem comum na área de Vendas.
As pessoas estão com 18 post its grudados no computador, anotações em várias folhas, mandando-se recados a si mesmos de diversas formas, pedindo que Siri/Alexa ou alguma outra assistente virtual relembre de fazer ABC ou não esquecer de XYZ.
Nos workshops que dou, sempre que faço uma pesquisa entre os vendedores sobre quais seus principais desafios, a questão PLANEJAMENTO aparece com muita frequência.
Sintoma claro disso é que, ao começar um workshop, muitas vezes faço um exercício que em inglês se chama ‘mind dumping’, que carinhosamente chamo de ‘borboletas mentais’ em português.
Funciona assim: a pessoa tem que escrever numa folha de papel tudo que tem flutuando na cabeça de pendências, pessoais e profissionais. Dou 5 minutos. E começo a ver as folhas ficando cheias, as pessoas virando a folha, escrevendo sem parar.
Não é à toa que anda todo mundo cansado. Essa quantidade enorme de coisas flutuando na nossa cabeça tem um peso energético enorme e ATRAPALHA nossa produtividade.
Desenvolvi então um questionário, passo a passo, que ajuda um/a líder a organizar melhor o trabalho do seu time de vendas, direcionando esforços, energia e foco para aumentar suas chances de superar desafios (e metas).
Você pode fazer o exercício sozinho/a se quiser também – ajuda muito.
E, se realmente quiser evoluir de verdade em relação a isso, pode usar o ChatGPT como coach para ajudar (o tema do módulo 1 do meu curso VendaMais com ChatGPT é justamente sobre como você pode unir Planejamento + ChatGPT. Mais informações aqui: https://sprintsvendamais.com.br)
Alta Performance: 10 perguntas para melhorar seu Planejamento e sua Produtividade Pessoal
- Definição de Metas: Quais são suas três principais metas profissionais para este ano e por que elas são importantes para você?
- Priorização de Tarefas: Como você atualmente prioriza suas tarefas diárias? Descreva o processo que você utiliza para determinar o que é mais urgente ou importante.
- Gestão de Tempo: Você costuma dedicar blocos de tempo específicos para tarefas específicas? Se sim, como você decide a duração desses blocos e como você lida com interrupções?
- Ferramentas de Produtividade: Que ferramentas ou aplicativos você utiliza para gerenciar suas tarefas e tempo? O que você acha mais eficaz e por quê?
- Hábitos de Trabalho: Quais são seus hábitos de trabalho que você acredita que contribuem positivamente para sua produtividade? Existe algum hábito que você gostaria de mudar ou melhorar?
- Eliminação de Distrações: Quais são as principais distrações que impactam sua produtividade no trabalho? Como você lida com essas distrações atualmente?
- Estratégias de Descanso: Como você incorpora pausas e tempo de descanso em sua rotina de trabalho? Você acha que tem um bom equilíbrio entre trabalho e descanso?
- Revisão e Ajuste de Metas: Com que frequência você revisa suas metas e progresso? Como você ajusta seu plano de ação com base no feedback ou nos resultados obtidos?
- Desenvolvimento de Habilidades: Que habilidades você está atualmente trabalhando para melhorar, que acredita que contribuirão para sua eficácia e eficiência no trabalho?
- Feedback e Suporte: Como você busca feedback sobre seu desempenho e quem são seus principais suportes (por exemplo, mentores, colegas de trabalho) quando enfrenta desafios?
Desenvolvi este questionário para ser uma ferramenta reflexiva para ajudar você a analisar e otimizar sua abordagem ao trabalho, permitindo que você identifique áreas-chave onde pode melhorar sua produtividade e desempenho (ou as do seu time, caso você seja o/a líder).
Ao responder a estas perguntas, fica claro onde precisa focar e melhorar.
Se quiser fazer isso junto comigo e aprender como usar o ChatGPT para ajudar você a melhorar seu planejamento e produtividade pessoal, venha participar do Sprint VM – VendaMais com ChatGPT. https://sprintsvendamais.com.br
Veremos particularmente 10 formas de usar o ChatGPT especificamente na parte de Planejamento e Produtividade Pessoal em Vendas:
- Gerenciar seu tempo com mais eficiência
- Priorizar tempo e tarefas de maneira mais eficaz
- Manter a concentração e o foco durante tarefas complexas
- Evitar a procrastinação de tarefas importantes (famoso ‘enrolar’ – depois eu faço)
- Diferenciar claramente entre tarefas urgentes e as que são realmente importantes
- Manter o equilíbrio entre foco/descanso e vida pessoal e profissional
- Adaptar-se a modelos diferentes de trabalho (remoto, híbrido, mudança de cargo, região, lançamento de produtos/serviços novos, campanhas, etc.)
- Encontrar motivação para começar determinados tipos de tarefas
- Recarregar as baterias depois de chegar esgotado ao final de um dia particularmente complicado
- Manter ritmo de trabalho consistente (consistência é uma das grandes características da alta performance!)
Mais informações aqui: https://sprintsvendamais.com.br
Na semana que vem falo sobre como usar ChatGPT na PROSPECÇÃO de novos clientes (outro assunto que nos pedem muito e que é justamente o módulo 2 do Sprint VendaMais com ChatGPT).
Abraço, boa semana e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor
P.S. Prêmio para quem chegou ao final do texto – um prompt pronto para você copiar e colar no ChatGPT ou Gemini para já ir testando o poder da ferramenta:
Versão simples:
Você pode me fornecer um plano diário ou uma estratégia de bloqueio de tempo que otimize meu dia de trabalho, considerando um equilíbrio entre tarefas e intervalos, com o objetivo de me ajudar a (inserir seu objetivo ou meta)?
Versão avançado completa:
Venha fazer o Sprint VM – VendaMais com ChatGPT: https://sprintsvendamais.com.br