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Atenção Diretor/Gestor Comercial
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Liderança autêntica é uma VANTAGEM COMPETITIVA. Então hoje quero falar com você sobre um assunto delicado, daqueles que todo mundo sabe que acontece, vê acontecer na sua frente, mas todos fazem de conta que não aconteceu (e não querem falar sobre isso).
A síndrome do impostor é uma condição psicológica em que uma pessoa, apesar de suas realizações e competências, se sente constantemente como uma fraude e acredita que, a qualquer momento, será exposta como alguém que não é tão competente quanto os outros acreditam.
Isso pode afetar líderes, assim como qualquer outra pessoa, e pode ter um impacto negativo na sua autoestima e no desempenho profissional. Aqui estão alguns sinais de que um líder da sua equipe pode estar sofrendo da síndrome do impostor:
- Autodúvida constante: O/A líder duvida regularmente de suas próprias habilidades e competências, independentemente do seu histórico de sucesso.
- Atribuir sucesso a fatores externos: Tendência em atribuir seu sucesso a fatores externos, como sorte, oportunidade ou ajuda de outras pessoas, em vez de reconhecer suas próprias habilidades e esforços. Liderança nível 5 é ótimo (olhar pela janela e valorizar o time em caso de sucesso) mas não por insegurança e dúvidas internas. Líderes bons são seguros sem serem arrogantes.
- Medo de ser descoberto: Sentem que a qualquer momento serão expostos como alguém incompetente e têm um medo constante de serem descobertos como uma fraude. É como se alguém, em algum momento, fosse gritar na frente de todos “FRAUDE!”.
- Perfeccionismo: O líder com síndrome de impostor pode começar a ficar cada vez mais perfeccionista, estabelecendo padrões inatingíveis para si mesmo e para a equipe. As metas vão subindo até que inevitavelmente ficam impossíveis. Aí a equipe falha e o líder pensa: “Eu sabia”. É a crônica de um desastre anunciado.
- Evitar desafios: Outra opção é o líder com síndrome de impostor começar a ficar cada vez mais medroso, cauteloso, exageradamente conservador. Deixa de ser a pessoa que liderava o time em todas as dificuldades e passam a evitar assumir novos desafios ou responsabilidades, com medo e questionamentos internos de não serem capazes de lidar com eles.
- Subvalorização das próprias realizações: Minimizam suas conquistas e não reconhecem o valor de suas contribuições. Nada é realmente comemorado, tudo poderia ser um pouco melhor, nada é digno de elogios, pois o foco está no medo, na imperfeição, nas falhas e não nas conquistas e no que deu certo.
- Comparação constante com os outros: Eles se comparam constantemente com seus colegas e líderes, acreditando que os outros são mais competentes. Começam a aparecer aqui ciúmes, possíveis intrigas e problemas de relacionamento, insegurança que leva a disputas internas, perda de foco, politicagem (foco em manter o cargo a qualquer custo e não em melhorar resultados e o time).
Para lidar com a síndrome do impostor e ajudar as pessoas do seu time a se tornarem líderes e profissionais melhores, aqui estão algumas estratégias:
- Ajude a pessoa a reconhecer e aceitar: O primeiro passo é reconhecer que a síndrome do impostor é uma questão real e comum. Aceite que muitas pessoas, incluindo líderes de sucesso, enfrentam isso.
- Ajude a pessoa a falar sobre isso: Abra o jogo e estimule o compartilhamento de seus sentimentos com colegas, mentores ou, em casos mais sérios, contrate um terapeuta. Às vezes, apenas falar sobre isso pode ajudar a aliviar a pressão.
- Ajude a pessoa a anotar e organizar melhor suas realizações: Mantenha um registro de suas realizações e conquistas ao longo do tempo para se lembrar do seu desenvolvimento, habilidades e sucessos.
- Ajude a pessoa a definir metas arrojadas e realistas: Não deixe a pessoa se acomodar (com metas medrosas) ou exagerar (com metas impossíveis). Evite os excessos e valorize a consistência e melhoria gradual, mas constante. Estabeleça metas realistas e comemore suas conquistas, mesmo que sejam pequenas.
- Ajude a pessoa a desenvolver suas habilidades de autorreflexão: Faça com que a pessoa fique atenta e passe a identificar pensamentos negativos e crenças irracionais sobre si mesma. Estimule-a a substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos.
- Ajude a pessoa a ser proativa em solicitar (e aceitar) o feedback 360°: Feedback construtivo é uma grande oportunidade de crescimento. Lembre-se de que ninguém é perfeito, e todos cometem erros. O que importa mesmo é aprender, não repetir os erros e continuar crescendo.
- Ajude a pessoa a dizer “não”: Não deixe que ela se sobrecarregue com responsabilidades excessivas. Aprender a dizer “não” quando necessário é fundamental para manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. A pessoa com síndrome de impostor começa a participar de reuniões em que não precisa estar, marcar reuniões que não precisam ser feitas, criar situações só para parecer que está sendo útil. Seu papel como líder é ajudar a pessoa a identificar isso e ser proativa em controlar a ansiedade e a conversa mental potencialmente negativa.
- Ajude a pessoa a buscar e aceitar apoio: Considere a possibilidade de trabalhar com um coach ou terapeuta que possa ajudar a pessoa a desenvolver e reconquistar a confiança em si mesmo/a e superar a síndrome do impostor.
Vulnerabilidade não é sobre ser melhor ou pior, ganhar ou perder: é sobre assumir que muitas vezes não temos 100% de controle sobre o resultado. Inclusive, vulnerabilidade não é fraqueza, pelo contrário: é preciso muita força para admitir que não somos tão fortes e tão perfeitos assim.
Lembre-se: síndrome do impostor existe, está na sua equipe e tem um custo alto. Você, como líder, pode ajudar MUITO se tirar a sua máscara, a sua armadura e, com humildade, conectar-se com o lado humano da sua equipe.
Liderança autêntica é uma VANTAGEM COMPETITIVA.
Abraços vulneravelmente fortes,
Raul Candeloro
Diretor
www.vendamais.com.br
P.S. Vou abordar o assunto a Força da Vulnerabilidade no Sales Leaders Summit, nosso evento fechado, exclusivo, VIP, para Diretores/Gestores Comerciais de grandes empresas. Se tiver interesse em participar, será no dia 18/10 em São Paulo/SP. www.salesleaderssummit.com.br