Liderança: 10 hábitos de sucesso dos líderes campeões

por | 07/02/2023 | Artigos

Sempre que trabalho com líderes de alta performance presto atenção nos hábitos de sucesso que eles foram desenvolvendo na sua jornada até chegarem aonde estão hoje.

Aqui estão 10 que noto com frequência e que recomendo que todos os líderes trabalhem com suas equipes:

1) O hábito de não enrolar e fazer logo o que precisa ser feito

Lidar com a procrastinação é uma experiência poderosa, que ajuda a estimular sua confiança e resiliência. Ao evitar fazer tarefas chatas, demoradas ou complicadas, o que acontece é que você começa a criar mini-pontos de estresse que vão se acumulando, impactando negativamente sua vida.

Por outro lado, ao completar uma tarefa complicada ou chata, você fica mais leve e com a sensação de dever cumprido. Além disso, mostra para si mesmo que tem disciplina e foco e que consegue sim fazer aquela tarefa – mesmo que não seja a coisa mais agradável do mundo. Faça com que executar as coisas mais difíceis no começo do dia se torne um hábito, aumente sua produtividade e tenha dias bem mais positivos.

– Dica do Raul: Líder não pode ser gargalo. Se tem que fazer alguma coisa importante, pare de enrolar e faça.

2) O hábito de encarar o desconfortável

Bons líderes nunca fogem de conversas difíceis ou complicadas com a equipe nem de tomar decisões que possam ser impopulares. Bons líderes fazem o que precisa ser feito, mesmo que seja desconfortável – não fazem apenas o que é fácil e confortável.

– DR: Alta performance é estar confortável no desconforto e, da mesma forma, sentir-se desconfortável quando sente que está começando a ficar muito acomodado.

3) O hábito do bom humor

Geralmente, usa-se excesso de formalidade e seriedade para mascarar incompetência ou insegurança.

Liderança de alta performance não precisa ser sisuda, eternamente séria e muito menos chata. Relaxar é importante e estimula a criatividade, a camaradagem, a participação das outras pessoas, cria e transmite energia positiva.

Lembre que você pode ser sério/a (na intenção, no processo e nos resultados) e ao mesmo tempo leve, descontraído/a e bem-humorado/a (na atitude e nos relacionamentos).

 DR: Encare seus desafios com um sorriso confiante. Quem tem que ter medo é o desafio, não você.

4) O hábito de planejar dois ou três passos à frente

Você hoje é a pessoa que mais vai influenciar você mesmo no futuro. O que fizer (ou não fizer) hoje vai afetar diretamente o amanhã.

Ao ser proativo/a em relação a isso, você pode criar um ambiente muito mais positivo (e mais simples) se planejar e organizar bem o que vai fazer.

Líderes de alta performance pensam sempre dois ou três passos à frente. Pense constantemente em formas de maximizar seus resultados no futuro e ao mesmo tempo em maneiras de economizar tempo e energia agora. Investir em você mesmo/a pensando não só no agora, mas também no amanhã, é o melhor investimento que você pode fazer na sua vida.

– DR: 15 minutos de planejamento diário equivalem a um ganho de duas horas de produtividade.

5) O hábito de ir contra os padrões e ter CORAGEM de experimentar coisas novas

Vou repetir o óbvio porque a maior parte das pessoas diz que entende e depois faz o contrário: alguém que sempre faz a mesma coisa vai ter sempre os mesmos resultados. Então, querer resultados diferentes repetindo um padrão anterior é claramente limitado.

Se  você quer resultados melhores e maiores, precisa mudar hábitos velhos, questionar processos ultrapassados e experimentar coisas novas – mesmo que inicialmente sejam desconfortáveis. Precisa sair da rotina conhecida e do padrão.

Um/a bom/a líder vai muita vezes ser do contra e fazer tudo diferente dos outros, seguindo seu instinto e intuição. Medo de coisas novas é normal, mas não pode virar covardia em relação a coisas novas.

Mindset de crescimento significa encarar o novo como um experimento e algo a aprender. Não dar certo na primeira vez é NORMAL. Melhora e tenta de novo. Lembre que o objetivo é o que interessa.

– DR: Novos objetivos naturalmente demandam coragem para desenvolver seu CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes).

6) O hábito de ajudar os outros a crescerem e serem mais fortes

Embora exista um clichê forte (e muitas vezes merecido) do/a líder narcisista e egocêntrico/a, o/a verdadeiro/a líder basicamente joga para o sucesso do seu time. Jim Collins chama isso de Liderança Nível 5.

Ajudar os outros, inclusive, já está demonstrado que está na lista de coisas que as pessoas mais felizes e bem realizadas praticam com frequência.

Portanto, coloque na sua lista de revisão diária esta pergunta e sua vida com certeza vai melhorar: “Ajudei alguém hoje?”. Bons líderes vão sempre exigir muito da equipe e, ao mesmo tempo, dar todo o suporte e apoio.

– DR: Alto nível de exigência, alto nível de apoio.

7) O hábito de fazer coisas difíceis

Um dos sintomas mais fortes do mindset fixo é o hábito de só fazer coisas fáceis, assim a pessoa sente-se competente e inteligente.

Ao mesmo tempo, isso limita o crescimento e os resultados, pois você precisa passar pelo desconforto da curva de aprendizado se quiser desenvolver novas habilidades e superar desafios maiores. Fazer coisas novas e difíceis amplia nossos horizontes, abre novas perspectivas, permite inclusive você se conhecer melhor, pois começa a confiar mais em si mesmo/a na hora de enfrentar problemas novos.

– DR: A melhor maneira de lidar com o difícil é dividindo o problemão complicado em mini probleminhas mais simples e fáceis de resolver.

8) O hábito da excelência

Gosto muito daquela frase que diz que o começo da excelência é quando você decide que não vai fazer nada que não seja excelente. A melhor liderança que existe é a liderança pelo exemplo, e um/a líder que desenvolve e estimula a excelência vai ter sempre uma equipe melhor, mais engajada e com melhores resultados do que aquele/a que é complacente com a mediocridade.

– DR: Não seja complacente com a mediocridade. Lembre que exigir capricho e qualidade não é ser chato/a. Chato/a é quem defende e justifica a mediocridade.

9) O hábito de desenvolver seu vocabulário, seu repertório e sua inteligência emocional

Eu acho que As 5 linguagens do amor, livro em que um casal de terapeutas fala sobre as diferenças que existem nas maneiras de demonstrar amor, deveria ser leitura obrigatória.

Você pode achar que está demonstrando amor, mas a outra pessoa não entende, porque a linguagem dela é outra. Isso funciona demais na vida pessoal, mas pode facilmente ser aplicado na vida profissional também. Líderes de verdade sabem demonstrar afeto, carinho, motivar, elogiar… e até dar broncas na linguagem e na forma correta.

– DR: Desenvolver vocabulário, repertório e inteligência emocional na comunicação é fundamental para a liderança de alta performance.

10) O hábito de relaxar e recarregar as baterias

Quanto mais agitada sua vida, maior a importância de aprender a relaxar de maneira saudável e positiva, recarregando as baterias.

Essa busca de equilíbrio, inclusive, é um dos principais desafios da alta performance, pois a tendência é sempre de mais mais mais, acúmulo acúmulo acúmulo, empilhamento empilhamento empilhamento. Isso acaba levando não apenas ao estresse, mas à FRITURA, tipo aquela bateria velha de celular ou laptop que recarrega, dura 15’ e já fica fraca de novo. Você precisa cuidar muito de você para cuidar ainda mais dos outros.

– DR: Quando chegar o momento, descanse, campeão/campeã, que você merece. Volte energizado/a que amanhã tem mais, e lembre que seu time precisa de você firme e forte.

Abraço, $uce$$o, boa $emana,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. As aulas do GEC (meu curso online de Gestão de Equipes Comerciais) já começaram e já temos líderes afiando seu machado. Se você realmente quer ser um/a gestor/a de equipe comercial de alta performance, esta é a última chamada para entrar para a turma de 2023: gec.vendamais.com.br

P.S.2: Se você tem um time de vendedores, gestores, supervisores, gerentes comerciais que precisam de treinamento, entre em contato – somos líderes no Brasil e na América Latina em treinar equipes e lideranças comerciais de alta performance (em português y en español). raul@vendamais.com.br

E-zine VendaMais

E-zine VendaMais

Assine a Newsletter E-zine VendaMais e receba semanalmente conteúdos gratuitos sobre gestão de vendas e alta performance.

Pin It on Pinterest