Grandes mentiras que líderes comerciais usam para se autoenganar

por | 14/02/2023 | Artigos

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Como dizia meu avô, “não existe pior cego do que aquele que não quer ver”.

Depois de anos de experiência com gestores comerciais, é comum encontrar algumas histórias recorrentes sobre situações comuns.

No fundo, são maneiras de um líder terceirizar sua responsabilidade tanto sobre resultados quanto sobre o processo de melhoria da equipe.

Aqui estão algumas dessas mentiras que os líderes contam para si mesmos e que servem de alerta: se você for líder e se pegar falando para si mesmo/a algo assim, pare e reveja sua postura, pois você precisa entender melhor seu papel e o poder que tem para transformar resultados e melhorar a vida da equipe.

1) Se a minha equipe fosse mais [treinada, motivada, competente, engajada, disciplinada, consistente]…

Quando Pedro fala de Paulo, sabemos mais de Pedro do que de Paulo. Um/a líder que reclama da postura da equipe, na verdade está fazendo um diagnóstico e uma autoavaliação. Equipe é sempre a cara e o jeito do líder.

2) Eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim…

Chamo isso de Síndrome de Gabriela (aprendi com o Alfredo Rocha). Todo mundo tem um estilo de liderança natural, que também deveria evoluir. Não seja um líder Gabriela (e muito menos um líder dinossauro!).

3) Não tenho tempo para X [recrutar, entrevistar, dar feedback, analisar números, planejar e organizar, comunicar, estudar].

Tempo é questão de foco e prioridade. Quando você diz que não tem tempo para X, o que está realmente dizendo é: ‘X não é uma prioridade’.

4) Não gosto de X [planilha, números, reuniões, dar feedback, receber feedback, planejar, usar sistema, analisar dados e indicadores, recrutar, demitir…].

O fato de gostar ou não não tem nada a ver com liderança de alta performance. A questão é fazer o que precisa ser feito, não só o que é gostoso de fazer. Como diz o César Frazão, se quer moleza senta no pudim.

5) Estou esperando a hora certa de [implantar, revisar, planejar, organizar, reorganizar, contratar, demitir, mudar etc.].

A hora certa é agora, campeão/campeã. Não enrole. Já falei antes, vou repetir e reforçar: líder não pode ser gargalo. Agilidade para decidir e executar é fundamental. Se não você está atrapalhando – e não ajudando.

6) Não entendo bem como funciona, mas acho que posso palpitar.

A coisa mais triste do mundo é ver líder palpitando em assuntos que não entende. Só cria confusão e frustração (e depois culpa a equipe). Se quer realmente ser respeitado/a pela equipe, ENTENDA 100% de tudo que está acontecendo, em todas as etapas. Aí sim pode palpitar e direcionar. Se não, seja humilde, faça perguntas, fique quieto e APRENDA.

7) Essa é sua: que outras histórias ou justificativas você vê alguns líderes usando com frequência para fazer de tudo menos assumir que precisam mudar algumas coisas NELES MESMOS se quiserem que a equipe evolua também?

Jim Collins fala que, na liderança nível 5, líderes olham pela janela (para a equipe) quando batem a meta e olham no espelho (para si mesmos) quando não batem. #parapensar

Tudo começa com a autorresponsabilidade e com a liderança PELO EXEMPLO. Se um líder exige alta performance, excelência e melhoria contínua da equipe, ele/ela precisa parar de se contar histórias e dar justificativas e começar a realmente focar no que importa: ele/ela mesmo/a.

Lembre: olhe pela janela quando tiver sucesso, olhe para o espelho quando não tiver.

Abraço, boa semana e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor

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