***
Quer participar de um webinário diferente?
Estoicismo + ChatGPT para LIDERES
Quarta-feira, 17/01/24, às 19:00
Inscrições (gratuitas) aqui: https://lp.vendamais.com.br/do-estoicismo-ao-chatgpt/
***
“Muitos estragam seu hoje pensando demais no ontem e no amanhã”. Seneca
Sempre que as coisas ficam confusas na minha vida, eu tenho o hábito de pegar o livro Diário Estóico, do Ryan Holiday, abrir em alguma página e refletir sobre a lição do dia. Encontro sempre algo que me dá força, uma nova visão, um caminho para refletir e encontrar uma saída. (Sei que muita gente faz o mesmo com a Bíblia e com certeza é muito poderoso!).
O estoicismo é uma filosofia da Grécia Antiga que enfatiza 3 coisas:
- A VIRTUDE, que é a qualidade essencial e mais importante para os estóicos e inclui sabedoria, justiça, coragem e moderação. A virtude, no estoicismo, é vista como um hábito ou prática contínua de escolhas e ações éticas e morais.
- O AUTOCONTROLE, que na visão estóica é a capacidade de dominar os impulsos e desejos, mantendo a racionalidade e a compostura, mesmo em situações adversas ou tentadoras. É o exercício da razão sobre paixões e emoções. (Note como não se negam as emoções e sim se trabalha com elas). Conceito fundamental de Epicteto que deixa isso muito claro: “O que realmente importa não é o que acontece com você, mas sim como você reage ao que acontece com você”.
- A SABEDORIA PRÁTICA, que para os estóicos nada mais é do que a aplicação correta do conhecimento e da razão na vida cotidiana. É a habilidade de tomar decisões sábias e justas, entender o que está sob nosso controle e o que não está, e viver em harmonia com a natureza e a sociedade. É uma das coisas que mais me atrai no estoicismo: nada de elocubrações metafísicas e debates teóricos. É para ser PRÁTICO, para fazer alguma coisa e não ficar falando sobre fazer.
Como disse Marco Aurélio: “Pare de ficar discutindo o que seria uma pessoa boa. Seja!”.
O poder do estoicismo está no conceito que podemos alcançar a paz interior e, ao mesmo tempo, sermos mais eficazes se colocarmos nosso foco no que está sob nosso controle.
Aceite o que não pode mudar e cultive a resiliência diante de desafios e adversidades. Aliás, a resiliência perante as adversidades é onde realmente o estoicismo se destaca.
De maneira rápida e resumida, aqui estão 10 vantagens que vejo no estoicismo aplicado à liderança. Veja se não vale muito a pena estudar um pouco mais o assunto:
- Resiliência: A capacidade de enfrentar e superar adversidades, mantendo a calma e a racionalidade em situações desafiadoras.
- Foco no que é controlável: A habilidade de concentrar esforços nas áreas que podem ser influenciadas ou alteradas, evitando desperdício de energia em situações além do controle.
- Visão objetiva: Desenvolver uma perspectiva equilibrada, avaliando situações e pessoas de maneira justa e imparcial.
- Melhoria contínua: O estoicismo encoraja a autocrítica construtiva e a busca constante por autoaperfeiçoamento, tanto pessoal quanto profissional.
- Paciência: Capacidade de tolerar atrasos ou problemas sem se irritar ou desanimar, mantendo uma visão de longo prazo.
- Decisões racionais: Tomar decisões baseadas em lógica e razão, ao invés de emoções impulsivas ou pressões externas.
- Humildade: Reconhecer as próprias limitações e estar aberto a aprender com os outros, independentemente do seu status ou posição.
- Integridade: Manter um alto padrão ético e moral nas ações e decisões, tanto na vida pessoal quanto profissional.
- Comunicação eficaz: A clareza e a honestidade na comunicação, promovendo um ambiente de abertura e confiança.
- Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: Promover um estilo de vida equilibrado, reconhecendo a importância do bem-estar pessoal para o sucesso profissional.
Vou falar sobre tudo isto no webinário de amanhã, dia 17/01, às 19:00.
O tema é: “Do Estoicismo ao ChatGPT: Como ser um líder diferente em 2024”
A ideia é mostrar como os conceitos do Estoicismo são muito úteis no mundo em constante mudanças em que vivemos. E depois ensinar como usar o ChatGPT para colocar isso em prática no dia a dia.
Ou seja: um/a líder mais sábio/a e, ao mesmo tempo, completamente atualizado e conectado. As duas coisas são totalmente compatíveis e isso que quero lhe mostrar.
Inscrições (gratuitas) aqui: https://lp.vendamais.com.br/do-estoicismo-ao-chatgpt/
Caso conheça algum/a líder que possa se interessar pelo tema, por favor, compartilhe o link acima com ele/ela.
Aqui está um resumo do que veremos:
- Entender o que está sob o meu controle;
- Buscar virtude e excelência (no líder e no time);
- Praticar a atenção plena e autoconhecimento;
- Aceitar mudanças e adversidades;
- Viver em harmonia;
- Exercitar a empatia e compaixão;
- Focar no momento presente;
- Desenvolver resiliência;
- Praticar disciplina e autocontrole;
- Manter a humildade e modéstia.
Resiliência, integridade, disciplina, humildade, foco.
Vamos falar sobre isso aplicado à liderança? Quarta-feira, 17/01, às 19:00. Espero você lá!
Abraço, $uce$$o e boa semana,
Raul Candeloro
Diretor
P.S. Falando em melhoria contínua e coisas sob as quais temos controle: as aulas para o GEC, meu curso online de Gestão de Equipes Comerciais, começam agora em fevereiro. Mais informações e inscrições: gec.vendamais.com.br