Muita gente associa disciplina a algo rígido, chato e até mesmo punitivo. Mas a verdade é que a disciplina é muito mais do que isso.
Iniciativa e motivação são fantásticos, mas o que geralmente acontece é que a pessoa tem muita iniciativa e pouca acabativa.
Precisamos de mais acabativa. Uma jornada de mil milhas começa com o primeiro passo. Mas se você não der o segundo, o terceiro e o milésimo passo, vai ficar ali mesmo.
Se você unir iniciativa, disciplina e melhoria contínua, formará um trio ‘parada dura’ que ajuda muito a ter sucesso não só em vendas, mas na vida, concorda?
Disciplina é a capacidade de fazer o que precisa ser feito, mesmo quando não estamos a fim. Se você ficar esperando motivação e vontade de fazer as coisas que precisam ser feitas, vai acabar tendo resultados muito fracos. Disciplina é o que faz com que você continue sendo produtivo/a e focado/a mesmo quando não estiver tão disposto/a.
Jim Collins chama isso da Marcha de 20 Milhas – constância e consistência são fundamentais. As pessoas subestimam o poder do básico feito com qualidade e consistência.
Inclusive, você mesmo/a deve conhecer alguém que tem sonhos incríveis, mas não tem disciplina ou consistência alguma. É uma mistura que vai levar sempre à frustração.
Disciplina não é um fardo pesado, pelo contrário: como disseram Jocko Willink e Jom Rohn: “Disciplina é liberdade, é a ponte que une as metas aos resultados.”
5 hábitos para você ser um vendedor altamente disciplinado
- Transforme disciplina em hábito:
Disciplina não é sobre força de vontade infinita. É sobre criar hábitos que tornam o esforço automático. Como escovar os dentes antes de dormir, que fazemos sem pensar. Comece com as pequenas coisas e construa consistência. - Planeje de forma simples e prática:
Um planejamento eficiente não precisa ser complicado. Reservar 10 minutos para definir prioridades pode transformar seu dia. Gosto de usar papel e caneta para organizar minhas metas e revisar o que realmente importa. - Mantenha o ritmo em tudo (inclusive na prospecção):
Vendedores indisciplinados vivem altos e baixos na prospecção. O segredo está em criar um fluxo constante de oportunidades, evitando o desespero que vem quando as vendas estão em queda. - Esteja presente e energizado/a:
Disciplina é muito mais uma questão mental do que física. Estar presente durante uma conversa com o cliente e transmitir energia positiva fazem toda a diferença. Quando estamos distraídos ou desanimados, a conexão emocional sofre. Pergunte-se antes de começar uma reunião: “De 0 a 10, quanto estou realmente presente? De 0 a 10, qual é o meu grau de energia positiva?”. - Persista no follow-up:
Muitos vendedores desistem cedo demais. Estudos mostram que as vendas B2B geralmente acontecem depois do oitavo contato e que a maior parte dos vendedores abandona os leads e prospects entre o terceiro e o quinto contato. Temos um gap aqui que precisa ser revisto e melhorado. Ser disciplinado no acompanhamento pode ser o diferencial entre fechar ou perder uma venda.
Uma das melhores referências para mim em relação a DISCIPLINA é o Jocko Willink. Aqui estão algumas frase e pensamentos dele sobre o assunto para terminarmos hoje:
- Disciplina é liberdade.
- Quando não tiver vontade de fazer algo que precisa ser feito, vá lá e faça. Não é sobre ter vontade, é sobre fazer o que precisa ser feito.
- Disciplina é confiança. Quando as pessoas num time são disciplinadas, todo mundo confia mais e coisas boas começam a acontecer naturalmente.
- Melhore. Não conseguiu a promoção que queria? Melhore. Não conseguiu bater a meta? Melhore. Não conseguiu atingir seu planejamento financeiro? Melhore. Use o ‘não sucesso’ como feedback e oportunidade de MELHORIA.
- Encontre o bom no ruim, a oportunidade no desafio, a solução no problema.
- Motivação não dura. Disciplina começa quando a motivação termina.
- Você é o melhor. Você é a melhor. Se isso ainda não aconteceu, continue melhorando. Sua visão de si mesmo/a e o trabalho que colocar para chegar lá é o que vai definir seu sucesso.
- Não terceirize nunca a responsabilidade pela sua jornada de crescimento.
- Os melhores líderes sabem quando é o momento de seguir.
- Disciplina é foco e foco é poder.
Abraços disciplinados e boa semana,
Raul Candeloro
Diretor
VendaMais
P.S.: Na VendaMais acreditamos que as ATITUDES são tão (ou mais!) importantes do que as habilidades. As duas precisam andar necessariamente juntas, pois não tem boa habilidade que resista a uma má atitude. Caso queira treinar sua equipe nas atitudes de alta performance em vendas, entre com contato com a Elizete: elizete@vendamais.com.br