Desafios: oportunidades ou dificuldades? A forma como você pensa nisso vai definir seu sucesso ou fracasso.
Embora todos queiram crescer e ter uma vida melhor, a verdade é que nem todo mundo quer mudar. Sei que parece óbvio – e é mesmo.
Mas esta é a realidade: as pessoas querem continuar fazendo a mesma coisa e ter resultados diferentes, mas não é assim que funciona!
Um vendedor faz 10 visitas em uma semana, fecha 4 vendas, os pedidos somam R$ 50.000, mas a meta da semana era R$ 75.000.
Se você é líder de vendas, já deve ter passado inúmeras vezes por essa situação.
Temos basicamente três caminhos aqui:
- Justificar o não batimento da meta
- Brigar e questionar a meta
- Mudar o que estamos fazendo porque não está funcionando.
Justificar é mais fácil, porque eu terceirizo a responsabilidade e, ao mesmo tempo, não preciso mudar nada do que estou fazendo.
Brigar com a meta é outra atitude comum. Novamente, terceirizo a responsabilidade (não bati a meta porque ela está errada, muito alta, não dá para bater mesmo) e, ao mesmo tempo, não preciso mudar nada do que estou fazendo.
Note que nos casos 1 e 2, estou basicamente dizendo “vou continuar fazendo o que estou fazendo. Não interessa o resultado: interessa o que estou fazendo e não vou mudar”.
Mudanças são fundamentais se você realmente quiser buscar resultados diferentes e melhores na sua vida.
Se o vendedor acima quisesse realmente melhorar seus resultados poderia:
- Aumentar o número de visitas;
- Qualificar melhor os contatos antes de visitar;
- Mudar sua abordagem para tentar melhorar sua taxa de conversão;
- Mudar sua abordagem para tentar melhorar seu ticket médio.
Mas estas opções exigem humildade (em aceitar que pode melhorar) e, principalmente, exige mudança. Duas dificuldades enormes para muita gente.
O interessante é que uma das definições de loucura é justamente “fazer sempre o mesmo e esperar resultados diferentes”.
O que muitas vezes leva as pessoas à baixa performance é a ILUSÃO.
Torcer ao invés de agir.
Querer sem fazer.
A resistência às mudanças é natural, entretanto em muitos momentos da nossa vida precisamos lembrar da frase de Lao Tzu:
“Se você não mudar de direção vai chegar exatamente para onde está indo.”
Pense bem na frase porque é simples, mas bem mais profunda do que parece.
Continuar fazendo a mesma coisa = mesmos resultados
Resultados diferentes demandam pensamentos, atitudes e ações diferentes.
Se você está feliz com os resultados, teste coisas novas e adapte o que der certo, pois mesmo os pequenos ajustes podem melhorar ainda mais o que você já tem.
Agora… se não está feliz com os resultados em alguma área da sua vida, então pare de reclamar, pare de resistir, pare de se enganar e MUDE.
Quantas vezes você já viu uma pessoa reclamando consistentemente da mesma coisa e não fazendo nada para mudar? Não seja essa pessoa!
O que nos leva à grande questão: Porque tanta gente resiste à mudança, mesmo com resultados abaixo da expectativa?
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas resistem é que elas focam no que acham que vão perder, ao invés de focar no que tem para GANHAR. Por isso, a mudança necessária é boicotada tantas vezes, a mesmice perdura, as justificativas se repetem e os maus resultados também.
Note que não é só falar que vamos mudar – é mudar de verdade. Falar sem fazer nada não é mudança, é a continuidade da mesmice. Se não estamos onde gostaríamos de estar é porque demoramos demais para sair da acomodação, mesmo que negativa, de onde estamos agora.
A mudança acontece somente quando VOCÊ muda e tem determinação e persistência para ver a mudança trazer resultados (tem gente que muda e desmuda tanto que não é mudança de verdade – é se enganar, porque toda vez que a mudança fica incômoda a pessoa muda de novo para fugir do incômodo de ter que mudar de verdade).
Pessoas de alta performance direcionam suas emoções.
Pessoas de baixa performance são direcionadas por elas.
Pseudomudanças, aquelas de maquiagem, só para falar ou parecer que está mudando, são muito mais comuns do que se imagina. A mudança é incômoda, então “fazer de conta” que está mudando é bem comum.
A pessoa vai se acomodando dentro de uma situação negativa, desagradável e daqui a pouco acha que é normal. Começa até a acreditar nas suas próprias justificativas.
A mudança é para ser incômoda. É você saindo da zona de conforto. Mudar de verdade é difícil justamente por causa disso: porque é desconfortável.
Por isso gosto do Kaizen, o conceito de melhoria contínua, que é uma junção de duas palavras: Kai (mudança) + Zen (boa). Ou seja, mudanças boas (ou mudar para melhor). Um conceito poderoso que traz melhorias muito fortes na vida pessoal e profissional.
Precisamos mudar a forma como lidamos com as mudanças. Melhorar resultados exige melhorar você mesmo, e melhorar você mesmo exige uma mudança de FOCO.
Para a pessoa de alta performance, as dificuldades são DESAFIOS. E desafios são OPORTUNIDADES.
Para pessoas de baixa performance, é exatamente o contrário. Oportunidades são desafios, desafios são dificuldades. Aí tudo fica difícil, complicado, não funciona. Mas é o foco e a atitude que estão errados. O resto acaba sendo consequência, um efeito dominó que reforça ainda mais a mentalidade fixa, a baixa performance e a estagnação.
Pessoas de alta performance sentem desconforto quando param de crescer ou quando não atingem uma meta. Ou seja, estão preocupadas com o RESULTADO.
Pessoas de baixa performance sentem desconforto quando saem da zona de conforto. Ou seja, estão focadas no PROCESSO.
- Alta performance: desconforto no processo, melhoria contínua e desconforto com resultados ruins.
- Baixa performance: conforto no processo, mesmice contínua e conforto com resultados ruins.
Aqui está uma lista rápida que fiz com 10 coisas positivas que a mudança traz nas nossas vidas. Me ajuda a completar a lista com mais alguma coisa que você incluiria?
- Mudanças ajudam você a ser mais flexível e ter mais resiliência
- Mudanças ajudam você a revisar e fortalecer seus valores e no que acredita
- Mudanças ajudam você a enxergar mais coisas (e de maneira diferente)
- Mudanças ajudam você a ficar mais forte
- Mudanças ajudam você a entender melhor a si mesmo
- Mudanças ajudam você a entender melhor aos outros
- Mudanças tiram você da zona de conforto e abrem novas oportunidades
- Mudanças fazer você ter novas experiências
- Mudanças ajudam você a reconhecer o que você tem (e praticar a gratidão)
- Mudanças ajudam você a CRESCER
- O que mais você acha que as mudanças trazem de positivo?
Para terminar, algo que tenho visto com regularidade e que fica de alerta: para fugir de seus problemas, pessoas de baixa performance estão focadas em encontrar formas de permanecer na zona de conforto e na busca da próxima distração prazerosa e nas justificativas da situação atual não ideal.
Pessoas de alta performance estão focadas em resolver os problemas que as pessoas de baixa performance estão evitando enfrentar. #parapensar
Lembre-se que o melhor investimento que você pode fazer é em si mesmo/a.
Abraço, boa $emana, KAIZEN e foco em OPORTUNIDADES, em prosperidade e em crescimento, Raul Candeloro, Diretor da VendaMais.
P.S. Semana passada tivemos nossa reunião da Mentoria Alpha, onde respondi perguntas de gerentes de vendas sobre como manter cadência e ritmo de vendas, como trabalhar com metas quando temos um grande cliente que representa 20% do faturamento, como lidar com ansiedade do líder por problemas do dia a dia e como aumentar o termostato financeiro mental e ambição do seu time. Discussão fantástica sobre temas práticas e do dia a dia do gestor comercial. Se você é gerente de vendas e quer participar também da Mentoria Alpha, clique aqui!
P.S. 2: Se quer treinar sua equipe a ter uma atitude de alta performance, entre em contato com o Jean: jean@vendamais.com.br