Arlindo Orlando e os Inimigos do CX

por | 18/03/2025 | Artigos

Uma das coisas que mais defendo no processo da venda é o pós não vendas. Basicamente, fazer um ‘post mortem’ de um projeto, orçamento ou contato perdido.

A coisa evoluiu, parecia que ia fechar… e de repente, por algum motivo, se perdeu.

Como diria Evandro Mesquita numa música antiga da Blitz: deu uma de Arlindo Orlando e fugiu, desapareceu, escafedeu-se.

O que pode ter acontecido?

Muita gente tem se voltado (corretamente, inclusive) para automação, cadências, ferramentas de inteligência artificial para tentar melhorar as taxas de conversão.

Mas quanto mais eu vejo o pessoal falando da parte mais racional e analítica, de estratégia e táticas, mais eu fico preocupado com a forma como essas estratégias e táticas estão sendo colocadas em prática.

Uma coisa é saber O QUE FAZER. A outra é COMO FAZER.

Com certeza absoluta você já deve ter sido atendido/a por uma pessoa que estava seguindo um script, fez tudo ‘tecnicamente correto’ e, ao mesmo tempo, você teve uma impressão (e uma experiência) bem fraquinha e ruim.

De novo, não adianta saber o que fazer, precisa que seja feito da forma correta.

Uma pesquisa da Salesforce revelou que 80% dos clientes B2B dizem que a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

E, segundo a Gartner, 75% das vendas B2B falham porque os clientes sentem que o processo de compra é muito complicado.

Então hoje, quero explorar os 10 maiores inimigos do CX em vendas B2B e como eliminá-los do seu processo comercial. Algo para você avaliar com seu time e pensar seriamente em aprimorar, já que é um dos principais diferenciais competitivos que você pode ter.

Lembre: quanto maior a necessidade de diferenciação, mais importante é a experiência do cliente.

1. Pressa para fechar o negócio

Nada mata mais uma venda do que um/a vendedor/a ansioso demais para encerrar o processo. A pressa gera desconfiança, passa a sensação de que você está mais preocupado com a sua comissão do que com a solução para o cliente.

Sinais de alerta:

  • O cliente pede mais tempo, mas você continua pressionando.
  • O ciclo de vendas é mais curto do que a média do setor.
  • Mais clientes pedem “mais informações” e depois desaparecem.

Como evitar:

  • Respeite o ritmo do cliente.
  • Foque em agregar valor em cada interação.
  • Faça perguntas estratégicas para entender melhor as necessidades antes de pressionar por uma decisão.

2. Falta de conhecimento sobre o cliente

Se o vendedor não entende o negócio do cliente, suas dores e objetivos, qualquer argumento de venda será superficial.

Sinais de alerta:

  • O cliente faz perguntas básicas e o vendedor não sabe responder de forma específica.
  • As propostas comerciais parecem genéricas e não abordam desafios reais.

Como evitar:

  • Pesquise sobre a empresa antes de qualquer reunião.
  • Descubra os desafios específicos do setor.
  • Personalize a abordagem com insights relevantes.

3. Promessas exageradas ou irreais

Prometer milagres só funciona até o cliente perceber que foi enganado. No B2B, isso significa que ele não apenas desistirá do contrato, mas também prejudicará sua reputação no mercado.

Sinais de alerta:

  • As expectativas do cliente não são atendidas no pós-venda.
  • O suporte técnico recebe reclamações constantes sobre recursos prometidos que não existem.

Como evitar:

  • Seja transparente sobre o que sua solução pode (e não pode) entregar.
  • Sempre deixe claro as limitações e expectativas realistas.
  • Se algo for incerto, diga que vai verificar antes de garantir.

4. Pouca personalização na abordagem

Enviar um e-mail genérico ou repetir um discurso decorado para todos os clientes mostra desinteresse e falta de esforço.

Sinais de alerta:

  • Respostas automáticas sem contexto.
  • Clientes que dizem: “Parece que vocês não entendem nosso negócio”.

Como evitar:

  • Personalize e-mails, apresentações e propostas.
  • Cite exemplos reais do setor do cliente.
  • Use ferramentas de CRM para registrar e acompanhar interações anteriores.

5. Falta de follow-up estruturado

Follow-up não é sinônimo de insistência. Mas também não pode ser aleatório ou desorganizado.

Sinais de alerta:

  • Clientes que demonstraram interesse, mas não recebem o acompanhamento adequado.
  • Follow-ups espaçados demais ou muito frequentes sem valor agregado.

Como evitar:

  • Defina um calendário claro de follow-up.
  • Agregue valor a cada contato (com estudos de caso, insights ou novidades do setor).
  • Utilize diferentes canais (telefone, e-mail, LinkedIn) para manter a conversa ativa.

6. Falta de transparência sobre preços, prazos e processos

O cliente quer previsibilidade. Se ele descobre custos ocultos, atrasos ou surpresas desagradáveis, a confiança desaparece.

Sinais de alerta:

  • Clientes perguntando repetidamente sobre preços e condições.
  • Queixas sobre custos inesperados após a venda.

Como evitar:

  • Seja claro sobre os preços desde o início.
  • Explique o processo de implementação e suporte.
  • Antecipe dúvidas comuns e forneça respostas diretas.

7. Rigidez nos processos

Empresas B2B têm processos internos, mas quando eles dificultam a vida do cliente, viram um obstáculo.

Sinais de alerta:

  • Clientes frustrados com a burocracia excessiva.
  • Dificuldade em adaptar propostas às necessidades do cliente.

Como evitar:

  • Seja flexível na negociação.
  • Adapte a jornada de compra ao contexto do cliente.
  • Simplifique burocracias desnecessárias.

8. Má comunicação interna entre áreas

Quando marketing, vendas e suporte não se comunicam bem, o cliente percebe inconsistências e falta de alinhamento.

Sinais de alerta:

  • O cliente recebe informações contraditórias de diferentes setores da empresa.
  • Vendas promete algo que o suporte ou a equipe técnica não consegue entregar.

Como evitar:

  • Crie um fluxo claro de compartilhamento de informações.
  • Realize reuniões de alinhamento entre as áreas.
  • Utilize um CRM integrado para centralizar os dados do cliente.

9. Experiência ruim no pós-venda

No B2B, a venda não acaba na assinatura do contrato. Um pós-venda ruim pode comprometer renovações e recomendações futuras.

Sinais de alerta:

  • Clientes que não renovam contratos ou não indicam sua empresa para outros.
  • Falta de suporte ou demora excessiva nas respostas.

Como evitar:

  • Tenha um onboarding estruturado.
  • Faça check-ins periódicos para garantir que o cliente está extraindo valor da sua solução.
  • Disponibilize um suporte rápido e eficiente.

10. Falta de empatia e escuta ativa

Vendedores que falam demais e ouvem pouco perdem oportunidades de entender melhor o cliente e construir conexões mais profundas.

Sinais de alerta:

  • Clientes que demonstram frustração por não serem ouvidos.
  • Vendedores que insistem em soluções sem entender o problema do cliente.

Como evitar:

  • Pratique a escuta ativa.
  • Faça perguntas abertas e deixe o cliente falar.
  • Demonstre interesse pelos desafios do cliente e faça perguntas de continuidade e de aprofundamento sempre que puder.

Para ver se isto está sendo praticado, nada melhor do que gravar algumas das conversas e ligações com clientes. Fica constrangedoramente claro como vendedores acham que estão sendo empáticos quando na verdade estão completamente focados no seu próprio umbigo.

Os 3 Inimigos mais perigosos do CX

Raul, isso é muita coisa! Resuma aí para mim por favor.

Ok: se tivéssemos que escolher os três maiores vilões da experiência do cliente, na minha opinião, seriam:

  1. Pressa para fechar – Porque gera desconfiança e afasta o cliente.
  2. Falta de conhecimento sobre o cliente – Sem isso, qualquer estratégia de vendas fica rasa.
  3. Má comunicação interna – Quando a empresa fala línguas diferentes, o cliente percebe.

Concorda? O que você acha? Excelente debate para ter com seu time de vendas!

Qual inimigo você precisa combater hoje?

A experiência do cliente em vendas B2B é um diferencial competitivo muito forte. Se você identificar e eliminar os obstáculos acima, não só vai fechar mais negócios, mas também vai construir relações bem mais profundas e de longo prazo.

E você: como sua empresa tem lidado com o desafio de melhorar a experiência do cliente, fazendo com que clientes sintam-se atendidos de forma diferenciada em todos os pontos de contato com a sua empresa?

Abraço, $uce$$o e lembre-se que, se precisar de treinamento para melhorar a sua experiência do cliente, com certeza podemos ajudar você. Entre em contato: elizete@vendamais.com.br | (41) 99223-9577

Quanto maior a necessidade de diferenciação, maior a importância da experiência do cliente.

Raul Candeloro
Diretor
VendaMais

P.S. Vale a pena relembrar: A Dois Passos do Paraíso – https://www.youtube.com/watch?v=FC5SG27kcC4

E-zine VendaMais

E-zine VendaMais

Assine a Newsletter E-zine VendaMais e receba semanalmente conteúdos gratuitos sobre gestão de vendas e alta performance.

Pin It on Pinterest

Contato pelo WhatsApp