7 coisas que levam a equipe de vendas ao burnout

por | 06/12/2022 | Artigos

Webinário de Liderança de Alta Performance, com Raul Candeloro
Como liderar sua equipe para o sucesso em 2023
Tríade da liderança de alta performance: Pessoas, Processos, Ambiente
terça-feira, 6/12, 19:00
Inscrições gratuitas aqui: https://bit.ly/webinar-lideranca-de-alta-performance


Uma das principais dificuldades que temos encontrado na gestão de equipes comerciais é não só atrair, mas principalmente MANTER gente boa na equipe, de maneira produtiva, energizada e engajada.

Christina Maslach e Michael Leiter lançaram recentemente um livro chamado The Burnout Challenge (O Desafio do Burnout, ainda sem tradução no Brasil), em que dão várias recomendações específicas sobre como lidar com essa questão no dia a dia, começando pelos 7 principais motivos pelos quais funcionários acabam com baixo engajamento, baixa motivação e baixos resultados:

  1. Exigências consideradas excessivas: demandas altas demais, em termos de tempo, foco, energia.
  2. Falta de apoio: líderes ausentes, que cobram resultados, mas sem apoiar nas atividades, falta de treinamento e capacitação, falta de materiais, recursos e equipamento.
  3. Sensação de falta de controle e autonomia: desumanização do trabalho, com atividades pré-definidas, repetitivas e de pouca exigência intelectual.
  4. Desequilíbrio entre os 3Rs da remuneração, recompensas, reconhecimento e esforços/resultados: exigir muito e pagar pouco sempre dá problema, principalmente se não existe reconhecimento também.
  5. Ambiente negativo: todo mundo já trabalhou num lugar onde o ambiente era bom, positivo, energizado e você acordava e tinha vontade de trabalhar. E todo mundo já trabalhou num ambiente tóxico, ruim, negativo, onde dá vontade de chorar só de pensar que tem que ir trabalhar. Não existe dinheiro no mundo que mantenha uma equipe engajada num ambiente tóxico. Paga-se cada vez mais por cada vez menos, até que uma das pontas arrebenta.
  6. Panelinhas e peixinhos: senso de justiça e de regras aplicadas corretamente a todos, sem exceções, é fundamental para um ambiente harmônico e positivo, principalmente se formos exigir alta performance e resultados altos.
  7. Desalinhamento de valores: quando a empresa (ou seu/sua chefe) pede para fazer ou falar coisas que você não acredita ou sabe que não estão corretas.

Para quem está com problemas de motivação, engajamento e resultados na equipe, esse é um bom ponto de partida para começar o processo de autoavaliação e melhoria.

Quais destes pontos pode estar impactando negativamente os resultados e/ou a motivação da equipe, e o que poderia ser feito para melhorar?

O próximo passo é avaliar o seu próprio estilo de liderança.

Um bom líder, o que nós chamamos de GECAP (gestor de equipe comercial de alta performance) tem pela minha experiência 7 grandes características:

  1. Alto grau de exigência e expectativa (não só de resultados, mas de processos, comportamentos e atitudes).
  2. Alto grau de apoio e incentivo.
  3. Definição clara de prioridades e direcionamento.
  4. Busca contínua de aumento de eficiência (fazer melhor).
  5. Alta TAM (taxa de atingimento de meta e consistência na entrega de resultados).
  6. Alto grau de engajamento (tanto do próprio líder quanto da equipe).
  7. Liderança pelo EXEMPLO.

Aqui vale a mesma lógica: para quem está com problemas de motivação, engajamento e resultados na equipe, esse é outro excelente ponto de partida para fazer um processo de autoavaliação e melhoria.

Quais destes pontos no seu estilo de liderança pode estar impactando negativamente os resultados e/ou motivação da equipe, e o que poderia ser feito para melhorar?

A ideia é fazer com que a equipe naturalmente melhore de nível e evolua na sequência abaixo:

Note que, para que isso realmente aconteça, O/A LÍDER TEM QUE IR PRIMEIRO! Quem dá o ritmo e a direção é SEMPRE o/a LÍDER.

É justamente sobre isso que vou falar nesta terça-feira, 6/12, às 19h, no webinário Liderança de Alta Performance.

Tenho trabalhado com uma tríade de liderança de alta performance que vai lhe interessar pela simplicidade e praticidade:

1) Pessoas

  • Cuidado
  • Crescimento
  • Reconhecimento

2) Processos

  • Autonomia direcionada
  • Propósito
  • Progresso

3) Ambiente

  • Conexão
  • Leveza
  • Modelos e referências

É um trabalho baseado nas entrevista e pesquisas que faço com mais de 1500 vendedores e 200 gestores por ano.

Quais são as grandes características que separam líderes comerciais de alta performance do resto?

Já falamos sobre 7 delas, mas quero reforçar que a principal e a grande verdade é que um líder de alta performance precisa LIDERAR PELO EXEMPLO.

Não adianta falar que a equipe precisa de treinamento, precisa melhorar, precisa afiar o machado se o próprio líder não faz isso.

O encontro de hoje é justamente para poder abordar assuntos de LIDERANÇA: papo de líder para líder, conversa de alta performance para quem é gestor/a de equipe.

Bloqueie 45 minutos e já marque na agenda: 3ª feira, 6/12, 19h.

Lidere sua equipe para o sucesso em 2023 (venha o que vier, com economia, política, etc. – o show tem que continuar e nós, da área comercial, precisamos continuar vendendo e entregando resultados).

Link para inscrições: https://bit.ly/webinar-lideranca-de-alta-performance

E lembre-se sempre de perguntar:

  1. Como posso fazer com que meu time, meus processos e meus resultados sejam MELHORES?
  2. Como posso fazer com que processos internos fiquem mais fáceis para que meu time possa se dedicar realmente a vender mais?
  3. Como posso fazer com que a equipe e os processos fiquem mais rápidos e ágeis?
  4. Como posso criar um ambiente sério em relação a resultados, mas com alegria e energia positiva?
  5. Como posso fazer com que cada pessoa no meu time sinta-se VALORIZADA como pessoa e como profissional?

Note que estou chamando a responsabilidade da liderança para o/a LÍDER. Líder de verdade sabe que o processo de melhoria começa por ELE ou ELA mesmo.

Quem dá o ritmo e direção é sempre o/a líder. Se você quer que a equipe mude, mude você primeiro. Aí sim as coisas acontecem.

Abraço, $uce$$o e boa semana, espero você no webinário.
Raul Candeloro
Diretor

P.S. No webinário vou apresentar uma ferramenta simples de diagnóstico em que você pode se autoavaliar em relação a cada um destes pontos e direcionar seu trabalho de maneira simples mas eficaz como líder.

Ela é fácil de entender e aplicar e pode trazer muitos insights simples e práticos para você melhorar no seu dia a dia como líder.

Faça sua inscrição e já garanta seu lugar e o recebimento do material da apresentação + ferramenta de diagnóstico com plano de ação: https://bit.ly/webinar-lideranca-de-alta-performance

Pauta do encontro:

  1. Os 4 estágios da liderança de alta performance e como saber onde você está.
  2. As 7 características dos líderes de sucesso.
  3. Os 3 pilares da liderança de alta performance: pessoas, processos, ambiente.
  4. 9 coisas que você pode fazer para melhorar seus resultados como líder.
  5. 5 perguntas que todo líder de alta performance precisa fazer toda semana para a equipe.
E-zine VendaMais

E-zine VendaMais

Assine a Newsletter E-zine VendaMais e receba semanalmente conteúdos gratuitos sobre gestão de vendas e alta performance.

Pin It on Pinterest