13 maneiras criativas e diferentes de usar o ChatGPT (fora de vendas) no seu dia a dia + 3 de bônus

por | 09/07/2024 | Artigos

Como você deve ter acompanhado, tenho estudado e mergulhado no assunto IA com muita motivação e vontade – acho uma ferramenta fantástica que pouca gente entende ainda como funciona, como pode usar e como realmente aproveitar ao máximo.

Agora que você pode tirar uma foto, “subir” (anexar) no ChatGPT e conversar, existem muitas coisas interessantes que podem ser feitas. Aqui estão algumas delas (se você já está usando e fazendo algo além do que está na lista, me escreva que eu complemento a lista com a sua dica: raul@vendamais.com.br).

13 maneiras criativas e diferentes de usar o ChatGPT no seu dia a dia:

  1. Transcrever anotações feitas à mão: Você já deve ter participado de reuniões onde faz anotações escrevendo à mão numa folha de papel. E se depois você quiser passar isso para o computador, precisa reescrever tudo (no Word, por exemplo, ou numa planilha Excel). Agora você pode simplesmente tirar uma foto das suas anotações (com o celular mesmo), subir no ChatGPT e pedir para ele transcrever. 
  2. Transcrever, fazer ata e resumir reuniões e calls online: Existem reuniões de briefing com clientes, ou mesmo internas, onde seria importante ter o resumo do que todo mundo falou. Isso pode ser feito de maneira rápida e simples com IA, gravando a reunião e depois pedindo para ChatGPT fazer a ata e o resumo. Muito útil para reuniões de segunda-feira (começo de semana), de feedback e inclusive em treinamentos.
  3. Consultor de cores: Vamos dizer que você está em dúvida se coloca uma camisa ou blusa azul ou verde. Você pode facilmente tirar uma foto das duas, perguntar para o ChatGPT qual das duas combina melhor e porque, e pedir que recomende qual usar. Sempre que precisar combinar cores, pode conversar com ChatGPT que ele te ajuda.
  4. Assistente nutricional: Sabia que, se você tirar uma foto de um prato (num restaurante, por exemplo) e perguntar para o ChatGPT quantas calorias ele tem, o ChatGPT responde com uma estimativa? (E bem precisa, pelo que tenho acompanhado). E se você está de dieta, pode perguntar ao ChatGPT qual das opções no cardápio é melhor, e ele pode te ajudar a escolher? Obviamente não substitui uma boa nutricionista, mas às 23:00 de uma sexta-feira o ChatGPT está sempre disponível.
  5. Clarificação de conceitos complicados: Uma das funções que eu mais uso no ChatGPT. Explique-me física quântica como se eu tivesse 5 anos de idade (você pode usar um outro modelo, que também gosto: explique-me de maneira básica, intermediária e avançada, com exemplos práticos para cada uma delas).
  6. Bibliotecária: Quem é o/a autor de Dom Casmurro? Antes a gente ia para o Google responder coisas assim quando estávamos num jantar debatendo se Capitu traiu ou não traiu Bentinho (na verdade é só um exemplo… todo mundo sabe que Capitu traiu sim). Hoje eu pergunto no ChatGPT, porque ele já vem com uma série de comentários muito mais interessantes. E se você tirar a foto da capa do livro (qualquer livro) e pedir um resumo, ele faz!
  7. Preparador físico: ChatGPT, quero treinar melhor quadríceps e não tenho acesso à academia. Só tenho 30 minutos e tenho problema nos joelhos. Por favor, crie para mim uma sequência de exercícios para me ajudar a fortalecer esse músculo. Esse é só um exemplo simples de instrução que podemos dar, mas o ChatGPT cria sequências inteiras se você precisar (exemplo: vou correr a São Silvestre no final do ano, crie um plano de treinos, considerando que só posso treinar 4x por semana no máximo 45 minutos e coisas do estilo). De novo, não substitui um bom ou boa preparador/a físico, mas é muito bom como referência.
  8. Tradutor: Nem preciso falar mais nada. Tire uma foto de qualquer coisa em outra língua e ele traduz. 
  9. GPS: Esse ainda preciso testar, mas outro dia assisti o vídeo de uma pessoa fazendo ao vivo e achei muito interessante. Você tira a foto de um lugar, diz que está ali e que precisa chegar no endereço X. Ele te dá instruções passo a passo.
  10. Expert em modelos de carros (motos e qualquer outro tipo de veículo): Você pode tirar foto de qualquer veículo e perguntar de que ano e modelo é. Detalhe: ele entende de mecânica também. Um vendedor de um cliente nosso estava com um carro alugado e, no meio da estrada, o carro resolveu parar. O vendedor ligou para o apoio e, enquanto esperava, resolveu usar o ChatGPT para ver se resolvia o problema. RESOLVEU.
  11. Guru culinário: ChatGPT, quero fazer uma macarronada com ragu, mas quero fazer o ragu desde o começo. Por favor dê-me a receita de como fazer o ragu, com uma lista de ingredientes para comprar e o passo a passo para preparar.
    Ou, como fez uma cliente minha: Por favor crie um cardápio para os jantares da semana com estas regras (ela estava de dieta, o marido tem preferências claras e uma das filhas tinha restrições alimentares por questões de alergia). ChatGPT ajuda, inclusive, a fazer o que eu chamo de “putanescas” (história longa que não tenho tempo para contar, mas que é basicamente abrir a geladeira, ver o que tem disponível e criar algo bom com aquilo).
  12. Biólogo: Você pode tirar foto de qualquer pássaro, animal, inseto, planta, folha, flor, perguntar o que é, e pedir mais informações. Pode tirar foto de uma planta morrendo e perguntar o que está acontecendo e como ajudar. Pode tirar foto de um peixe de aquário doente e perguntar qual o diagnóstico e como ajudar. (Pode, inclusive, ajudar com questões de pele, cabelo, olhos…). Vou reforçar: não substitui profissionais da área (por enquanto…), mas é muito útil em várias situações.
  1. Decodificar rótulos (alimentos, produtos de beleza): Por exemplo, o que é Nitrato de Sódio e quais seus efeitos? Este produto contém algum aditivo que pode ser cancerígeno? Qual destes dois produtos é mais nutritivo e saudável? 
  2. Bônus 1: Detetor de mentiras: Este aqui eu ainda não testei, mas vi outro dia alguém usando no debate presidencial entre um velhinho ficando gagá e um pilantra condenado pela justiça (Biden e Trump, basicamente). Você coloca o ChatGPT para fazer “fact checking” – basicamente, veja se isso que o candidato está falando é verdade.
  3. Bônus 2: Resumo de textos/vídeos/relatórios longos: ChatGPT faz isso maravilhosamente bem. Excelente quando você precisa revisar muita coisa, está sem tempo e precisa de algo/alguém que lhe direcione sobre os fatos mais importantes e onde prestar mais atenção.
  4. Bônus 3: O que eu chamo de “Radar de Planilha”: Suba uma planilha no ChatGPT e pede para ele analisar e fazer recomendações. Não existe mais desculpa para gestores não darem feedback personalizados para a equipe de vendas.
  5. E você, adicionaria algo interessante à lista? Algo que já está fazendo e que complementaria tudo que podemos fazer de fácil, simples e rápido para melhorar nossa vida e trabalho usando IA?

Reforçando que aulas do meu curso online VendaMais com ChatGPT começam semana que vem (já estamos com mais de 100 inscritos e seria um prazer ver seu nome também na lista). Mais informações e inscrições: www.sprintsvendamais.com.br

Podemos também fazer o curso in company (online ou presencial). Se tiver interesse sobre isso, fale com a Bianca: bianca@vendamais.com.br

Sairei de férias na semana que vem, volto em agosto. Enquanto isso, você pode acompanhar nosso Podcast VendaMais, que tem novos programas semanais comigo e com o Marcelo.

👉 Clique aqui para assistir ao Podcast VendaMais.

👉 Clique aqui para escutar o Podcast VendaMais. 

Até a volta, abraço e $uce$$o,

Raul Candeloro
Diretor
VendaMais

P.S. Mais um bônus do ChatGPT (vou pensando e escrevendo): Filósofo. “ChatGPT, seguindo os conceitos da filosofia estóica, quais são as principais lições de liderança que podemos tirar da desclassificação prematura da seleção brasileira na Copa América?”.

E-zine VendaMais

E-zine VendaMais

Assine a Newsletter E-zine VendaMais e receba semanalmente conteúdos gratuitos sobre gestão de vendas e alta performance.

Pin It on Pinterest