Um líder que tem maturidade e inteligência emocional consegue:
- Tomar decisões melhores;
- Comunicar-se de maneira mais eficaz e eficiente com a equipe;
- Ter relacionamentos mais fortes, estáveis e baseados em confiança;
- Resolver conflitos ou diferenças na equipe de forma mais simples e rápida;
- Ter resiliência e adaptabilidade para lidar com situações inesperadas;
- Criar um ambiente interno mais positivo e engajado;
- Ter mais consistência e previsibilidade no atingimento de metas;
- Ser mais criativo/a na resolução de problemas;
- Encarar de forma positiva e motivada novas metas desafiadoras.
Infelizmente, nem sempre é isso que encontramos nas empresas hoje em dia. Pelo contrário: ao assumirem um cargo de liderança, muitos profissionais utilizam de maneira errada o poder e o cargo e acabam tendo problemas de engajamento, comprometimento da equipe com metas e dificuldade de motivar para enfrentar e superar desafios.
Na minha opinião, os principais sinais de imaturidade emocional de um líder são:
- Necessidade de estar sempre certo/a;
- Reações desproporcionalmente exageradas a feedback ou novas ideias;
- Ressentimentos/rancor;
- Negação de problemas;
- Postura invariavelmente negativa e crítica nos comentários;
- Terceirização da responsabilidade e da culpa;
- Chantagens emocionais/psicológicas;
- Isolamento;
- Não deixar os outros falarem em reuniões;
- O que mais você incluiria nesta lista de lideranças imaturas?
Não adianta o/a líder exigir que seu time cumpra processos, ser um modelo de ‘hard skills’, ser superbom tecnicamente e depois ser um desastre no relacionamento e no emocional.
E você: já trabalhou com um/a líder emocionalmente imaturo/a? Como foi? Além destes 9 pontos que coloquei acima, o que mais você sentiu que ele/ela fazia que demonstrava essa imaturidade emocional?
Abraço, boa $emana e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor
P.S. A VendaMais é a empresa que mais treina líderes e gestores comerciais na América Latina. Se você quer desenvolver um plano de treinamentos para liderança comercial com seu time, entre em contato com o Jean (jean@vendamais.com.br) ou com a Meire (meire@vendamais.com.br).