Você já deve ter visto isso acontecer: as pessoas querem o título de líder, o reconhecimento, o cargo…, mas poucos entendem realmente toda a carga e o peso das responsabilidades que vem junto com isso.
Ser líder é fantástico – se você entende que sua missão é fazer o time brilhar (e não fazer o time fazer você brilhar – note bem a diferença).
Jim Collins tem uma analogia que eu gosto muito, que ele chama do teste da Janela e do Espelho: quando líderes de alta performance têm sucesso, olham pela JANELA e apontam para seu time. Quando têm resultados ruins, olham no ESPELHO e apontam para si mesmos.
Líderes fracos fazem o contrário: resultados ruins? Olham para a janela e apontam para a equipe. Resultados bons? Olham no espelho e se autoparabenizam.
Liderança não é um cargo e sim uma jornada. É uma busca constante de tentar encontrar equilíbrio entre as demandas de gerenciar personalidades distintas, prazos apertados, situações desafiadoras e foco constante em bater a meta do departamento comercial.
Sempre defendemos aqui na VM que você tenha processos e indicadores para guiar essa jornada de líder, mas o verdadeiro segredo para inspirar e unir sua equipe está, muitas vezes, simplesmente na forma como você se comunica com o time.
Comunicação vem do latim comunicare e significa “compartilhar algo com alguém” ou “tornar comum”.
Ou seja: é mais do que simplesmente transmitir informações. Na liderança de vendas isso é ainda mais importante, pois precisamos encontrar as palavras certas para ir além da informação, criando um ambiente positivo e propício à produtividade. As frases que você usa podem ter um impacto profundo na motivação, no engajamento e no desempenho de sua equipe (tanto para o bem quanto para o mal!).
Neste artigo, quero compartilhar com você 10 frases poderosas que vejo líderes estratégicos e motivadores usarem com seus times. Veja quantas delas você já usa, quais pode adaptar e incorporar no seu vocabulário e usar nas reuniões (e quais outras incluiria na sua lista pessoal!).
1. “Qual é a sua opinião?”
Demonstrar interesse e respeito genuíno pelas contribuições da equipe incentiva o engajamento, a colaboração e soluções inovadoras. Essa frase ajuda a criar um ambiente onde todos se sintam seguros para compartilhar suas ideias e perspectivas.
2. “Vamos enfrentar este desafio juntos”
O time precisa olhar para o lado e sentir que o/a líder está ali, ao seu lado também. Napoleão usava capa vermelha nas batalhas, copiando Julio Cesar, porque queria que todos os soldados o vissem ali com eles. Líder que some na hora do desafio pode ter até o cargo, mas não é líder de verdade.
3. “Confio em você”
Validar o julgamento dos seus colaboradores impulsiona a autoconfiança, autonomia e desenvolvimento de futuros líderes. Dê espaço para que sua equipe tome decisões e aprenda com suas próprias decisões. Pense nisso: qual foi a última vez que alguém olhou nos seus olhos e falou “CONFIO EM VOCÊ”? E você, que é líder, quando fez isso com alguém do seu time? (São momentos assim que a gente NUNCA MAIS ESQUECE!).
4. “Aprecio e agradeço seu empenho e dedicação”
Uma das coisas mais tristes na vida é se esforçar muito e ser reconhecido/a pouco. Acho que poucas coisas incomodam tanto as pessoas quanto isso. Pequenos reconhecimentos pelo trabalho duro elevam muito a motivação e satisfação profissional.
É algo que sempre reforço nas mentorias: o/a líder precisa prestar muita atenção na energia que emite. Se o canal é só de cobrança, um canal pesado, negativo… isso começa a contaminar o time todo. Agradecer e apreciar o esforço, mesmo que ainda não esteja dando o resultado esperado, ajuda a manter o foco, a disciplina e a resiliência para continuar no caminho certo.
5. “O que está funcionando? O que está dando certo?”
Chamo isso de Agenda Positiva. Depois de 30 anos acompanhando reuniões de vendas, é uma das coisas que mais presto atenção. A agenda desse líder é positiva ou negativa?
Agenda positiva: foco no que está funcionando, no que podemos fazer mais, no que podemos melhorar, no que podemos começar a fazer ou testar. A cobrança é em cima de energia e foco nas atividades mais produtivas, em busca de eficiência, em reforçar o que está correto e funcionando.
Agenda negativa: foco no que não está funcionando, no erro, no que está errado. A cobrança é em cima do gap entre onde estamos e onde gostaríamos de estar e não no que podemos/devemos fazer para chegar lá.
A diferença entre os dois estilos de gestão é brutal.
6. “Acredito em você e no seu potencial”
A lenda de Pigmalião é exemplar aqui. Expectativas da liderança acabam moldando os resultados do time. Professores que acham que a turma é burra tem, como resultado, notas ruins e um ciclo vicioso que se autorreforça. Sargentos no exército que recebem cadetes “excepcionais” (sem saber que na verdade são normais) têm resultados excepcionais. Existem vários estudos ligados a isso que demonstram que a expectativa do líder define a realidade e os resultados do time.
Se você como líder começa a duvidar do seu próprio time… é hora de repensar seu papel de líder, porque mesmo pequenos comentários e atitudes criam um ambiente que influencia demais a equipe.
7. “O que podemos aprender com isso?”
Outro dia estávamos fazendo o Podcast VendaMais e a Karen, que trabalha comigo há mais de 20 anos, relembrou de uma frase que ele já me ouviu falar várias vezes: “Se é para cometer um erro, vamos cometer um erro novo”. Erros acontecem, só não erra quem não faz nada. Alta performance, por definição, exige proatividade e proatividade leva naturalmente a novos erros acontecendo, pois estamos sempre testando coisas novas. É uma das grandes diferenças do mindset fixo e do mindset de crescimento, na minha opinião.
Encarar erros como oportunidades de aprendizado promove uma mentalidade de crescimento constante. Incentive a equipe a aprender com os erros e buscar soluções para que não aconteça novamente. E, se formos errar, que sejam erros novos!
8. “Sucesso é plural, não singular”
Vou ser sincero: nunca ouvi esta frase dita exatamente assim, mas a lógica está sempre presente. Jogamos para o TIME. Sucesso é o sucesso do TIME. Ganhamos quando o TIME ganha.
Lembro que anos atrás fizemos uma matéria na VM sobre o Romário e sua postura no time. Romário fazia um gol, o time perdia de 3×1 e ele saía dando entrevista dizendo que tinha feito sua parte. Uma vez inclusive soltou a pérola: “o time sou eu e 10 garçons”. Essa postura não existe num time de alta performance.
Ninguém é maior do que o time e um bom líder defende, acredita e trabalha para isso.
9. “Como posso ajudar?”
O líder que se predispõe a colaborar, ao invés de apenas cobrar, cultiva e estimula cooperação e respeito. Ofereça apoio e orientação à sua equipe, sempre buscando o melhor resultado para o grupo. E seja proativo/a em relação a isso. Às vezes vejo líderes que dizem “Eu deixo a porta aberta e quem precisar e quiser que venha me procurar, estou sempre disponível.”
Isso não é suficiente. Muita gente tem medo ou dificuldade de levantar a mão e pedir ajuda, por um milhão de motivos diferentes.
Lembre-se: bons líderes são proativos com as melhores práticas, não reativos.
10. “Vamos comemorar”
Na VM tínhamos uma sala onde comemorávamos resultados e o teto estava todo marcado com marcas de rolhas de champagne que tinham voado ao fazermos os encontros. Todo mundo que estava lá sabia, inclusive, qual marca era de qual campanha. Eram, literalmente, marcas de sucesso. Acho que todo mundo deveria ter isso nas suas empresas (e na sua vida!).
Minha mãe dizia que precisamos ter sempre um champagne na geladeira, pois sempre tem alguma coisa para comemorar. Eu prefiro cerveja (ela também! 😊), mas a lição é o que é importante, não o líquido sendo usado. Você pode comemorar com água, suco, shake de proteína, o que preferir. Mas comemore!
Comemorar fecha um loop importante e precisamos fechar loops na nossa vida ou vamos empilhando e acumulando loops abertos.
Celebrar com o time fortalece os laços de amizade, reforça a cultura positiva e renova o ânimo para novos desafios. Crie momentos para celebrar as conquistas da equipe, reconhecendo o esforço e a dedicação de cada membro e crie marcas de sucesso nas paredes ou no teto!
Para terminar, 3 sugestões e comentários rápidos:
- Seja autêntico e natural: poucas coisas são tão constrangedoras (broxante talvez seja o melhor termo) quanto um elogio chocho.
- Consistência: O livro Positividade fala sobre três elogios para uma cobrança. Normalmente isso está completamente invertido. Seja consistente e lembre da regra 3/1.
- Feedback invertido: Peça feedback. Ouça, pense, reflita e melhore. Seu time pode te ajudar muito a ser um líder melhor (se você estiver aberto/a a isso).
Abraço, sucesso e lembre-se: acredito muito em você. Boa $emana!
Raul Candeloro
Diretor
VendaMais.com.br
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