Olá campeão, olá campeã!
Hoje quero compartilhar com você uma lista de 10 mentalidades que tenho trabalhado na minha vida pessoal e que acho que podem lhe ajudar nas batalhas do dia a dia.
São mentalidades que separam quem tem sucesso daqueles que vivem frustrados e quero falar com você sobre como adotar essas formas de pensar para subir de nível tanto no trabalho, quanto na vida.
São assuntos assim que desenvolvo nas palestras e workshops. Se quiser me levar (ou alguém do meu time da VendaMais) para falar com sua equipe de vendas, entre em contato: elizete@vendamais.com.br
10 formas de pensar que mudam tudo
1. Locus de controle: assuma a responsabilidade
O primeiro ponto que diferencia pessoas de sucesso é o lócus de controle. Existem dois tipos: o interno e o externo.
Se você acredita que fatores externos controlam sua vida — como o governo, o mercado, ou até mesmo o clima —, está entregando seu poder de ação.
Esse é o locus de controle externo, onde você terceiriza a responsabilidade pelos seus resultados e, muitas vezes, até pela sua felicidade.
Pessoas de sucesso, por outro lado, trabalham com lócus de controle interno. Elas entendem que, entre o que acontece e a resposta, existe um espaço, e nesse espaço, há uma escolha. E na escolha reside sua liberdade e seu crescimento.
Não importa o que aconteça externamente, você sempre pode escolher como reagir. Isso te coloca no comando da sua vida. Pare de esperar que as circunstâncias externas mudem e comece a agir com base no que você pode controlar.
– Sempre existem coisas boas na nossa vida e oportunidades de crescimento, o problema é que às vezes estamos tão focados no problema e no negativo que não vemos a solução e tudo de positivo que existe ao nosso redor.
2. Tenha metas claras: saia do efeito “Dragão Azul”
Outro dia estava lendo um artigo da Secretaria de Saúde Pública aqui da Carolina do Norte, onde moro, alertando sobre os cuidados que as pessoas no litoral deveriam ter se fossem para a praia, pois estava infestado de dragões azuis. Eu nunca tinha ouvido falar de dragão azul e fui procurar o que era.
O dragão azul é uma pequena criatura venenosa que flutua no alto mar, mas dependendo da correnteza e do vento, é levado para a praia, onde morre. O problema é que muita gente encontra aquele bicho esquisito que nunca viu, vai mexer nele e acaba levando uma picada com veneno.
Se você não tem metas claras, está à mercê das circunstâncias e acaba indo para onde a maré e o vento te levam.
Chamo isso agora de “efeito dragão azul” – quando a pessoa fica sem rumo e acaba sendo levada pelo vento e pelas correntezas da vida. Muitas pessoas vivem assim, indo de um lado para o outro sem rumo – aí ficam (ou vivem) frustradas e não entendem bem o por quê.
Pessoas de sucesso são diferentes: elas sabem para onde estão indo, ajustam as velas e seguem em frente, mesmo que o vento esteja contra.
Você tem metas claras? Está seguindo um caminho definido?
– Se você não definir seu NORTE e não lutar por ele, vai ser levado pelos ventos e correntezas da vida.
3. Gerencie riscos, mas não fique paralisado por eles
Outro ponto importante é como você lida com o risco. Muitas vezes, ficamos paralisados por tentar evitar qualquer chance de erro, e isso bloqueia nosso progresso.
Tem uma ideia que vi num TED Talk, da qual eu gosto muito, onde um matemático desenvolveu a “fórmula da inteligência”: escolha a oportunidade que abre mais portas para o futuro enquanto você gerencia o risco no presente. (E não o contrário – o matemático testou a inversão, evitando riscos primeiro e os resultados foram muito fracos).
Pessoas de sucesso não evitam o risco completamente; elas o gerenciam. Se você sempre tentar eliminar todo o risco antes de agir, nunca vai fazer nada de grande impacto. Então, aceite que o risco faz parte do jogo e vá em frente com ele.
– Boas decisões são aquelas que abrem muitas oportunidades de grande potencial enquanto você GERENCIA o risco no presente.
4. Obstáculos fazem parte do caminho
Muitas vezes, quando enfrentamos dificuldades, temos a impressão de que estamos no caminho errado. Mas as pessoas de sucesso sabem, como diziam os estóicos, que o obstáculo é o caminho.
Quando você tem uma meta clara, é inevitável que enfrente dificuldades — vento contra, maré contra — mas isso não significa que você deva desistir ou que está indo no caminho errado.
Pelo contrário, essas dificuldades podem exatamente ser o sinal de que você está no caminho certo. Se fosse fácil, lembre, todo mundo conseguiria. Então a questão é reconhecer, com inteligência, o tipo de dificuldade e entender que não é a primeira martelada e nem a última que quebra a pedra, e sim a soma de todas elas.
Se você está enfrentando desafios, pare de enxergá-los como um sinal de fracasso e comece a vê-los como oportunidades de crescimento. O sucesso é difícil, mas é essa dificuldade que o torna valioso.
– O obstáculo é o caminho.
5. Mindset de crescimento: nada é imutável
Muitas pessoas têm o que chamamos de mindset fixo. Elas acreditam que suas habilidades são imutáveis, que nascem boas ou ruins em algo. “Eu sou ruim em matemática”, “Eu não sei cozinhar”, “Eu nunca vou aprender a vender” — essas são frases típicas de quem tem mindset fixo.
Pessoas de sucesso, no entanto, possuem um mindset de crescimento. Elas acreditam que, com esforço e dedicação, podem melhorar em qualquer área. Eu mesmo, por exemplo, sempre tive problemas de temperamento. Era explosivo e sabia que isso não era construtivo a longo prazo. Tive que trabalhar muito para mudar essa característica. O ponto aqui é: qualquer coisa pode ser melhorada se você decidir se dedicar a isso.
– A questão não é se você tem talento ou não, mas sim o quanto se dedica a melhorar e aprimorar esse talento.
6. Delay da gratificação: dê tempo ao tempo
Este é um ponto que separa drasticamente quem tem sucesso de quem não tem: a capacidade de adiar a gratificação.
Vivemos em um mundo onde tudo é para “agora”, mas o sucesso verdadeiro exige paciência e persistência. Você está disposto a sacrificar o prazer imediato para colher os frutos no futuro?
Um estudo famoso sobre isso é o Experimento do Marshmallow, liderado pelo psicólogo Walter Mischel. Crianças foram colocadas em uma sala com um marshmallow e, se conseguissem esperar um tempo sem comer, ganhariam outro. Aquelas que conseguiram adiar a gratificação tiveram muito mais sucesso ao longo da vida. Adiar a gratificação é sobre investir em você mesmo agora, para garantir que o “eu futuro” seja bem cuidado.
– O desconforto de hoje, ajuda a conquistar o conforto de amanhã.
7. Mentalidade de abundância: nunca existiu na história tanta oportunidade de crescimento
Pessoas de sucesso operam com uma mentalidade de abundância. Elas acreditam que há oportunidades e recursos suficientes para todos.
Quem tem uma mentalidade de escassez acha que o sucesso de alguém tira algo delas. Isso cria uma atitude egoísta e defensiva.
Adote uma mentalidade de abundância: ajude os outros, compartilhe, crie valor. O universo conspira a seu favor quando você age dessa maneira. Quanto mais você dá, mais você recebe.
– A melhor forma de ter sucesso é ajudando os outros a terem sucesso também.
8. Apaixone-se pelo aprendizado
Uma das características mais marcantes das pessoas de sucesso é a fome de aprender.
Quando você está apaixonado por um tema, seu olho brilha, você quer ler, pesquisar e descobrir mais. É o que te move para frente.
Há alguns anos, eu decidi que ia estudar um tema profundamente por ano, porque percebi que o aprendizado constante é o que mantém a vida interessante e cheia de possibilidades.
O problema é que muitas vezes nos forçamos a aprender coisas que não têm nada a ver com o que realmente amamos. Quando você foca no que te apaixona, a vida ganha mais cor e propósito. Qual é o tema que faz seu olho brilhar? Mergulhe nisso.
– Dá prazer aprender mais sobre coisas que você tem prazer em fazer.
9. Garra e Resiliência: o paradoxo de Stockdale
O sucesso é construído com base na persistência e na resiliência.
Existe um conceito chamado grit, que é a combinação de paixão e persistência por objetivos de longo prazo. Angela Duckworth fala muito bem sobre isso no seu livro Grit.
Jim Collins, no seu livro Empresas Feitas para Vencer, traz o paradoxo de Stockdale: o Almirante Stockdale, prisioneiro de guerra no Vietnã, sobreviveu por entender que, embora as coisas fossem difíceis, no final daria tudo certo.
Ele tinha um “otimismo realista”. Entenda que a jornada pode ser dura, mas o sucesso vem para quem tem resiliência e acredita que o final será positivo.
– Tenha fé e convicção inabalável de que vai ter sucesso e, ao mesmo tempo, prepare-se para uma jornada difícil.
10. Tenha uma relação saudável com o dinheiro
Por último, mas não menos importante, sua relação com o dinheiro é fundamental.
Muitas pessoas têm uma visão distorcida: invejam os ricos, mas não entendem o dinheiro como uma ferramenta.
O dinheiro traz liberdade, abre portas e oferece segurança, mas ele não deve ser visto como vilão. É muito com ter dinheiro e, como disse Woody Allen de maneira bem-humorada, é muito melhor ser rico do que ser pobre, nem que seja só por questões financeiras.
Faça as pazes com o dinheiro. Entenda que ele é apenas um meio para você realizar seus objetivos, não o fim em si. Trabalhe para conquistar o que deseja e tenha confiança no seu valor. Quando você vê o dinheiro como uma ferramenta, ele trabalha a seu favor.
– Mentalidade milionária não depende de quanto dinheiro você tem na conta.
Como disse Jim Rohn, não torça por desafios menores: cresça você e seja maior do que eles.
Essas são as 10 mentalidades que podem transformar sua vida (eu sei porque ajudaram a transformar a minha). Espero que te ajudem a crescer ainda mais e superar seus desafios pessoais e profissionais.
Se você lidera uma equipe, pense em como pode estimular esses pensamentos no seu time.
O mundo nem sempre nos encoraja a crescer, e cabe a nós, como líderes, criar um ambiente que estimule esse desenvolvimento.
Se você quer treinar algum destes temas (ou melhor – os 10) com sua equipe de vendas, meu time na VendaMais e eu estamos à disposição para palestras e treinamentos. Fale com a Elizete: elizete@vendamais.com.br
Abraço, $uce$$o e boa $emana,
Raul Candeloro
Diretor
VendaMais
P.S. Gravei uma mini-aula de 30’ sobre esse assunto – você pode assistir no Youtube (https://youtu.be/EL1TcI6FRUs?si=PHp3GNMUHSljF2kW) ou ouvir no Spotify, para quem prefere áudio (https://open.spotify.com/episode/56UFTSK4O81guJGDf7oYbR?si=0a5573c4e57c44bf).