A palavra GRIT tem aparecido cada vez mais nos estudos de alta performance, e não é por acaso. Angela Duckworth é a principal estudiosa do assunto (o vídeo dela no TED é excelente: http://bit.ly/1XBHWfI) e sua definição de GRIT é a que mais tem sido usada pelos profissionais da área: paixão e persistência por objetivos de longo prazo.
Em Vendas, na Liderança e Gestão de Pessoas e no Empreendedorismo essa paixão e persistência por objetivos de longo prazo é fundamental, pois raramente o sucesso é uma linha reta, onde só acontecem coisas positivos, tudo é bom e tudo dá certo.
Pelo contrário: sempre que você falar com uma pessoa de sucesso e perguntar sobre os momentos difíceis, verá que no fundo é isso que separa os vencedores e os campeões do resto. Não é sorte, não é beleza, não é dinheiro, não é relacionamentos. É como usar tudo isso de maneira positiva, construtiva e, principalmente, como reagir quando as coisas não saem conforme o esperado.
Colin Nanka, que é diretor sênior da Salesforce, escreveu recentemente um artigo com 20 dicas para vendedores aumentarem seu GRIT. (O artigo original, em inglês, está aqui: http://sforce.co/2gD3hal/).
Aqui está uma tradução rápida, com comentários, para incentivar você a melhorar seu GRIT (ou de alguém que você conhece e que possa se beneficiar das idéias).
Se você tiver alguma coisa que você mesmo faz, pratica ou pensa para fortalecer sua paixão e persistência por objetivos de longo prazo, comente aqui embaixo e enriqueça a lista!
20 dicas para você aumentar seu GRIT : paixão e persistência por objetivos de longo prazo em Vendas (por Colin Nanka)
1) Pense como EMPRESÁRIO ou EMPRESÁRIA. Todo vendedor ou vendedora é o CEO do seu pequeno negócio.
2) Pergunte-se sempre: estou com postura e atitudes de herói ou postura e atitudes de vítima? Canalize energias negativas e a frustração de não atingir uma meta numa oportunidade de aprendizado.
3) Coloque seus planos no papel e siga o que está planejado. Ao final do dia, revise o que fez, o que deu certo. Mostre seu planejamento e ações para superiores e colegas. Peça feedback.
4) Crie um grupo de apoio, com pessoas em situações parecidas onde todos encorajem-se mutuamente para o crescimento e para a troca de idéias sobre como melhorar.
5) Crie micrometas de atividades por dia e por hora (ou períodos, como manhã/tarde/noite). Exemplo: fazer 10 ligações de manhã e 10 à tarde. Comemore sempre que conseguir realizar bem as atividades.
6) Invista 10 minutos no começo do seu dia ou em momentos mais difíceis visualizando seu sucesso. Parece um pequeno detalhe mas faz uma grande diferença e ‘recarrega’ sua bateria emocional.
7) Faça uma lista de livros para ler e comece a dedicar entre 10 e 15 minutos por dia para essa leitura (motivacional e técnica).
8) Assista pelo menos um vídeo por semana sobre técnicas de vendas e anote num caderno as principais dicas. Com o passar do tempo vai ter uma mina de ouro em mãos.
9) Para estimular sua disciplina, comece a acordar 15 minutos mais cedo durante uma semana inteira. Use esse tempo para visualização e planejamento do dia.
10) Comece a meditar 5 minutos por dia e vá aumentando até chegar a 10 ou 15 minutos. Simplesmente sente de forma confortável, feche os olhos e preste atenção na sua respiração (ou repita um mantra, como “Estou calmo, estou bem”). Existem hoje bons aplicativos para celular que podem ajudar também.
11) Comece um ‘breakfast club’, onde um grupo de pessoas se reúne pela manhã cedo para trocar cartões, experiências e aumentar sua rede de relacionamentos.
12) Fique um dia até mais tarde no trabalho e continue ligando para clientes, ex-clientes e prospects fora do horário comercial. Você vai surpreender-se com o resultado.
13) Mande toda 2ª feira logo cedo pela manhã 20 e-mails para potenciais clientes com proposta em andamento e/ou inativos.
14) Entre em contato com vendedores que você sabe que estão vendendo bem e convide-os para almoçar. Pergunte o que estão fazendo e que sugestões teriam.
15) Comece toda semana com seus objetivos pré-definidos, tanto de vendas quando de atividades. Ao final de cada dia, avalie como está indo em relação ao plano e, ao final da semana, faça uma grande revisão de tudo que aconteceu, de preferência com um colega seu ou de seu gestor/líder.
16) Aprenda algo novo, como um novo esporte, língua ou hobby por 2 meses no mínimo. Isso estimula outras áreas do seu cérebro, tira você da zona de conforto e introduz/apresenta você a um novo grupo de pessoas.
17) Crie pequenos jogos com você mesmo para manter-se motivado. Por exemplo, pegue uma folha de papel, faça 10 quadrados e vá marcando ‘X’ em cada ligação ou contato que fizer. Pinte na sua cor preferida cada quadrado que for uma venda. Existem 1001 variações – encontre uma que você goste e que lhe motive. Principalmente, não espere que alguém faça isso por você.
18) Prepare uma apresentação, como se fosse dar uma palestra, falando sobre um produto/serviço/solução específico da sua empresa. Compartilhe com clientes e com seus colegas.
19) Dobre suas metas. Se você trabalhar com 2x de metas, vai notar rapidamente que terá que mudar tudo que está fazendo. Isso com certeza vai estimular muito mais atividades e seu próprio crescimento.
20) Mesmo que não bata a meta no final do mês, lembre que o valor de várias vendas pequenas vai se somando e vai reforçando sua confiança para dar passos maiores. Use as pequenas vitórias como combustível motivacional para buscar resultados maiores.
Duas perguntas para terminar:
a) Dessas 20 dicas, qual delas você pode colocar agora mesmo em prática para melhorar seus resultados?
b) O que VOCÊ tem feito para reanimar-se quando começa a sentir que está desanimando e perdendo energia e foco para superar suas metas?
Abraço, boas vendas,
Raul Candeloro
Diretor
www.vendamais.com.br
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